Ilha Bela, Ilhabela, Historia, Hospedagens
Portal VTN - Hotéis e Pousadas
Historia - Cidade Ilha Bela
Cidade Ilhabela
Sua história apresenta-se mal documentada, mas consta que foi descoberta em 1502 e segundo alguns historiadores seu nome teria sido dado por Américo Vespúcio, e por outros, por Martim Afonso de Souza, que aqui aportara em 1532. Em 1785, o Pe. Manoel Gomes P. Mazagão ergueu a capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso, no local onde seria estabelecida a vila, chamada de Villa Bella, depois Villa Bella da Princesa e Formosa, quando em 1944 denominou-se Ilhabela.Sua população era formada por europeus, escravos e índios. Cultivavam a farinha de mandioca e café. Produziam açúcar e aguardente no Brasil colonial. Atualmente, na Fazenda da Toca, ainda há vestígios de engenho (máquinas, barris e tonéis) que podem


Cidade Ilhabela
ser visitados pelo público. Corsários famosos como Drake, Fonton e Cavendish saqueavam as frotas que pela ilha passavam a caminho do Rio de Janeiro, São Vicente e Santos. Ficavam de tocaia no Saco do Sombrio devido a suas águas calmas, que mostraram-se um excelente esconderijo.
Em torno de 100 barcos naufragaram ao redor da Ilha, sendo o mais famoso o Príncipe de Astúrias, devido a forte tempestade e a desorientação de bússola. Hoje, a Ilhabela possui 20.000 habitantes fixos e 100.000 flutuantes. Em 1977, Ilhabela foi transformada em Parque Estadual, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco, garantindo uma das últimas reservas praticamente virgens da Mata Atlântica.


 
Hotel Ilha Bela
Av. Pedro de Paula Moraes, 151
Ilhabela - SP (12)3896-1083


Cidade Ilhabela